17.08.18

SEXTA-FEIRA

Evento

O DiaTipo é um encontro de tipografia que surgiu há nove anos em São Paulo como reuniões informais. Com o tempo, o evento cresceu e evoluiu se transformando em uma conferência para centenas de pessoas. Hoje em dia ocorrem edições em diferentes estados do Brasil, atraindo público nacional e internacional. É considerado um dos maiores eventos de design do país, obtendo inclusive reconhecimento internacional. Composto por palestras, debates e workshops, o DiaTipo reúne tipógrafos, calígrafos, designers, pesquisadores, profissionais de comunicação e demais entusiastas por letras. Em Manaus, ele acontecerá no mês de Agosto, nos dias 17 e 18. As atividades do evento são guiadas pelo tema DESCOBRIMENTO, de forma que as palestras e workshops tragam técnicas e personalidades que caracterizem os estudos tipográficos.

INSCREVA-SE

Palestrantes

Almir
Pacheco

A tipografia na Educação

Doutorado em Design, Fabricação e Gestão em Projetos Industriais pela Universidade Politécnica de Valência (UPV), na Espanha, com pesquisa orientada para tipos voltados para alfabetização. Com mais de 20 anos de experiência na área de design gráfico com ênfase em Sistemas de Identidade Visual Corporativa, Produção Gráfica e Tipografia, atualmente é professor de graduação e pós-graduação em Design

17/08
19h às 22h
17/08
19h às 22h

Emone
Peccini

Semiótica aplicada a tipos

Emone Peccini é Bacharel em design, especialista em design e mercado. Atua como docente do ensino superior em design gráfico e design de moda desde 2011, tendo como especialidades o ensino da semiótica aplicada ao design gráfico e técnicas de representação.

Fabio
Hagg

Workshop: profissão > typedesigner

Fábio Haag desenha tipografias desde 2006 e passei quase uma década em uma das maiores foundries globais, com sede em Londres, trabalhando para algumas das marcas mais valiosas do mundo e para o famoso evento esportivo de 2016, sediado no Rio de Janeiro. já trabalhei em mais de 45 projetos com estúdios como a Interbrand, FutureBrand, Tátil, Ana Couto, Globosat, Narita e Pande, entre muitos outros. Seu trabalho apareceu em revistas como a americana How, a espanhola Gràffica, a alemã Page, a inglesa Digital Arts e no Eye on Design, o blog da AIGA, a mais antiga e maior associação profissional de design do mundo.

17/08
8h às 18h
17/08
19h às 22h

Leo
Peccini

Da caligrafia ao Tipo

Leo Peccini é Bacharel em design, especialista em gestão de projetos, desenvolvimento de negócios e mestrando em design. Atua como designer gráfico desde 2004 tendo como especialidades o desenvolvimento de assinatura visuais, com a criação exclusiva de tipos para logotipo, para empresas em Manaus e Boa Vista. Atualmente é docente de ensino superior em design gráfico em Manaus.

Natália
Silveira

Apresentação de portfólio de letterings

Finalista de Design Gráfico pela Fametro. Nos anos de 2017 e 2018 realizou oficinas de aquarela com café, e expos quadros com a técnica no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo. Desde 2017 atua como designer do setor comunicação e marketing da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas, realizando também projetos freelancer de ilustração e lettering

17/08
19h às 22h

Oficinas

18/08
00:00

CRIATIVIDADE E TÉCNICAS DE COLORAÇÃO DE LETTERINGS

Malu Menezes

Malu Menezes tem 21 anos, iniciou o curso de Design Gráfico em 2018 na FAMETRO, é ilustradora autodidata, desenvolve ilustrações e Letterings por encomendas a 3 anos.

18/08
00:00

CRIATIVIDADE E TÉCNICAS DE COLORAÇÃO DE LETTERINGS

Malu Menezes

Malu Menezes tem 21 anos, iniciou o curso de Design Gráfico em 2018 na FAMETRO, é ilustradora autodidata, desenvolve ilustrações e Letterings por encomendas a 3 anos.

18/08
00:00

BRUSH LETTERING

Bruna Guimarães

Graduanda do curso de Publicidade e Propaganda, tenho vasto interesse pela área de comunicação, especialmente no ambiente online. Trabalho neste mercado desde 2014 e já tive experiências em veículos, clientes e agência de publicidade. Também se dedica ao Hand-Lettering nas horas vagas.

18/08
00:00
URBAN STYLE LETTERING
Jarbas Lobão

Jarbas Lobão atua na arte urbana desde 1999, já participou de alguns eventos nacionais e internacionais além de ministrar workshops em outro Estado. Já fez trabalhos para grandes empresas como AmBev , Coca Cola, Samsung, entre outros. Expôs seus trabalhos em algumas galerias de arte e é um dos responsáveis por promover um dos maiores eventos de graffiti do norte do Brasil em Manaus.

18/08
00:00
MONOGRAMA: TÉCNICAS, ESBOÇOS E VETORIZAÇÃO
Timóteo Werner

Timóteo Werner é formado pela FAMETRO, atua como designer em uma produtora de vídeo, além de fazer freelas de identidade visual e projetos independentes. Focando em seu amor pelas letras, tem sua expertise em identidade visual e tipografismo. Como destaque, criou o logotipo da curta manauara “Última Balada de El Manchez", animação que entrou na Seleção Oficial do AnimaMundi 2017.

18/08
00:00
TIPOS VERNACULARES
Turenko

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas e mestrado em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Nilton Lins, além de ser um dos mais renomados artistas plásticos do Norte do Brasil com experiência em grafismos indígenas, tipografia vernacular e arte Urbana. Atualmente é Assessor de Planejamento na Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas.

Palacete Provincial

Patrocinadores

Realização

Apoio institucional

Apoio

Contato

(Alessandro) 92 98437-3837
(Leonardo) 92 98118-4883
diatipomanaus@gmail.com